Você sabia que muitas
celebridades são muuuuuito mais baixas do que parecem na TV ou nas revistas? Veja alguns exemplos:
Carolina Dieckmann , Déborah Secco , Eliana, Mariana Ximenez , Fernanda Souza, Giovanna Ewbank, Sandy,Madonna e Lady Gaga.
O segredo, muitas vezes, está em técnicas para parecer mais longilínea, que você vai aprender nesse post especial dividido em duas partes. Você vai entender, de uma vez por todas, porque algumas peças são verdadeiras encolhedoras de estatura. Mas vamos ás dicas do que é bacana usar.
Comprimentos curtos:
Quanto mais pele você deixa a mostra, mas alta parece. É por isso que os vestidos curtos (acima do joelho), shorts e saias curtas são mais indicados para mulheres baixinhas. Além de ficarem mais proporcionais ao tamanho da silhueta.
Evidente que você não vai usar mini o tempo todo, mas é ideal não ficar no meio termo.
Invista no curto (acima do joelho) ou nos mais longos. O midi é o pior de todos!
Looks monocromáticos:
Eu sempre digo que o grande truque das baixinhas é evitar os recortes da silhueta que o contraste de cores proporciona. Ao usar uma calça branca com uma blusa azul marinho, a figura aparece claramente dividida em duas partes: tórax e pernas, e isso não é nada bom para parecer mais alta!
Claro que não estou dizendo para você usar sempre a mesma cor dos pés a cabeça! Imagine agora com a chegada do laranja, hein!? Não quero que você fique conhecida como cenoura ambulante. O recomendável é tentar combinar cores de uma mesma cartela, priorizar o tom sobre tom e evitar os contrastes extremos.
Peito do pé a mostra:
Uma boa sacada é tentar alongar o comprimento das pernas. E muitas mulheres usam da cintura alta para esse fim, mas cuidado! Ao subir a cintura, as pernas ficam alongadas, mas o tórax é achatado na mesma proporção. Por isso é mais indicado tentar alongar as pernas para baixo e não para cima. Calçados que tenham um decote maior, ou seja, que exibam a parte de cima dos pés, alongam as pernas. Essa parte de pele que fica a mostra “engana” e parece ser a continuidade das suas pernocas. Não é uma beleza?
É por isso que peep toe, sapatilhas, e calçados abertos em cima alongam enquanto ankle boot, oxford e tênis achatam.
Calçados em tom de pele e com meia pata:
Outra dica para “enganar” quem não te vê em casa descalça é usar o sapato ou sandália no mesmo tom da sua pele. Isso faz parecer tudo uma coisa só, como se seu sapato fosse integrado à sua perna (imagina que maluquice!). Essa regra é muito boa para usar com vestidos curtos coloridos ou estampados e manter a neutralidade no calçado.
Antes que me pergunte, é evidente que o salto alto também contribui, não só para a estatura, mas também na postura mais longilínea.
Mas uma boa sacada é investir na meia pata, aquela plataforma frontal que levanta a parte da frente do calçado. Ela ajuda a aumentar a estatura, compensando o ângulo de inclinação do pé – que é menor do que se seus dedos estivessem praticamente tocando o chão verticalmente. Isso também explica porque esse tipo de calçado é mais confortável.
Calças mais longas:
Baixinhas devem evitar tudo que fica no meio termo, por isso calças cigarrete ou capri estão por fora. Barras dobradas também deixam a silhueta menor e o oposto acontece com a flare ou pantalona, que ajudam a alongar as pernas e a silhueta.
Acessórios pequenos:
Se você é baixinha esqueça aderir a qualquer coisa que comece com maxi, afinal isso não condiz com sua silhueta. Maxi bolsas, por exemplo, combinam com mulheres altas ou com estrutura corporal grande. O mesmo vale para bijuterias, cintos, etc. O ideal é que eles sejam sempre proporcionais ao tamanho da pessoa que os usa. Por isso, aproveite os acessórios menores ou delicados, que combinam bem mais com seu tipo físico. A bolsa carteira, por exemplo, é uma ótima opção.